Evo Morales reforma gabinete e propõe pacto à oposição

O presidente da Bolívia, Evo Morales, empossou cinco ministros nesta segunda-feira, realizando um ajuste no gabinete e propondo um pacto à oposição, em meio à crise política.

AFP |

No movimento mais importante, Morales transferiu Carlos Villegas dos Hidrocarbonetos para o Planejamento, com a missão de elaborar um Plano Nacional de Desenvolvimento para "erradicar a pobreza" no país e, pouco a pouco, eliminar o modelo econômico neoliberal, responsável pelo "saque de nossos recursos naturais e pela corrupção".

Villegas foi substituído por Saúl Avalos, enquanto a Saúde foi entregue a Ramiro Tapia, que assumiu a pasta de Wálter Selum.

Carlos Romero assumiu como ministro do Desenvolvimento Rural e Agropecuário no lugar de Susana Rivero, que passou ao ministério da Microempresa.

O presidente boliviano convocou a oposição a aderir ao novo plano estratégico de desenvolvimento, para que seja produto de "um grande pacto com governadores, prefeitos e movimentos sociais".

"Convoco os governadores e os prefeitos para que trabalhem juntos, pensando primeiro na unidade, mas respeitando a diversidade. Temos que apostar juntos para que haja igualdade entre todos os bolivianos".

Morales destacou que "jamais fechou o diálogo" com os governadores da oposição e convocou o grupo para a mesa de negociação visando debater políticas de Estado cuja meta seja "a igualdade sem discriminação" entre bolivianos.

Segundo o presidente, um "novo pacto fiscal" permitirá solucionar as divergências que existem com a oposição sobre a nova Constituição e a autonomia regional.

Villegas, que comandou a política de nacionalização dos hidrocarbonetos, afirmou que a reestruturação do Conselho de Ministros tem o objetivo de "consolidar e aprofundar as medidas centrais que o governo têm tomado".

Esta é a quinta reestruturação de gabinete do governo Morales, que assumiu em 22 de janeiro de 2006.

du/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG