Evo Morales confirma presença no encontro do Mercosul em Salvador

O presidente boliviano, Evo Morales, confirmou sua presença nas cúpulas do Mercosul, da ALC e da Unasul, que acontecem na próxima semana em Salvador, informou o porta-voz do governo, Iván Canelas, neste sábado.

AFP |

Morales embarca na segunda-feira para Salvador, onde será inaugurada, no mesmo dia, uma reunião em nível presidencial dos países do Mercosul.

Entre terça e quarta, ele participará da Cúpula de chefes de Estado e de Governo da América Latina e Caribe (ALC), que abordará os caminhos possíveis para um desenvolvimento sustentável em um contexto de crise financeira, alimentar e energética.

Em paralelo, os presidentes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) assistirão a uma reunião extraordinária para considerar o relatório da missão que investigou, na Bolívia, o massacre de pelo menos 20 camponeses pró-governo por parte da oposição, em setembro passado, na região amazônica de Pando.

A missão da Unasul classificou a matança de "crime de lesa-humanidade".

Morales disse que países como o Brasil "sabem que a Bolívia vai-se levantando pouco a pouco e, às vezes, dão-nos créditos e apoio e cooperação com recursos econômicos e com alguns projetos".

Segundo Evo Morales, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe garantiu que pretende visitar a Bolívia em uma data ainda não definida.

rb/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG