Eurotúnel reabre após quatro dias de paralisação

Após quatro dias de paralisação por causa do mau tempo, os trens Eurostar que ligam Paris e Londres voltaram a funcionar na manhã desta terça-feira.

iG São Paulo |

Reuters
Passageiros tentam embarcar na estação de Londres

Passageiros tentam embarcar na estação de Londres

O primeiro Eurostar - que passa pelo Eurotúnel sob o Canal da Mancha - saiu de Paris às 5h10 (horário de Brasília) com destino a Londres. Na capital britânica, a primeira composição partiu às 5h50, com destino a França.

O tráfego dos trens Eurostar, interrompido na madrugada de sábado, será restabelecido progressivamente, com o funcionamento de dois terços dos trens programados durante o dia. No total, 75 mil passageiros foram afetados pela interrupção nos dois países.

"Foi o caos", declarou David James, um técnico de informática de 47 anos, antes de subir no trem em Paris. "Passamos dias muito ruins", completou o britânico, que viaja com a esposa e dois filhos, de sete e cinco anos.


Eurostar volta a funcionar nesta terça-feira / AFP

Caos aéreo

Partes do continente ficaram cobertas com camadas de até 50 cm de neve durante do final de semana. Na Grã-Bretanha, foram registrados grandes atrasos nos serviços de trens domésticos. Em alguns casos, ônibus foram destacados para substituir as locomotivas.

Na noite de segunda-feira, a companhia aérea British Airways cancelou todos os seus voos domésticos e para países europeus que saíam do aeroporto de Heathrow, o principal de Londres. Outros aeroportos do país ficaram completamente fechados.

Na França, uma segunda onda de tempestades de neve atingiu o norte do país no domingo, o que fez com que voos fossem cancelados no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

O terceiro maior aeroporto da Alemanha, em Dusseldorf, também foi fechado devido à tempestade de neve de domingo.

Os três principais aeroportos da Bélgica ficaram completamente fechados e foram registrados cancelamentos e atrasos no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã.

Com AFP e BBC

Leia mais sobre  inverno na Europa

    Leia tudo sobre: europa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG