Europa quer diversificação e garantias a fornecimento de gás

Sófia, 25 abr (EFE).- A necessidade de diversificar as fontes e as rotas de fornecimento de gás natural para a Europa e de cooperação entre os países envolvidos marca hoje o segundo dia de uma conferência internacional sobre energia realizado em Sófia.

EFE |

Sob o nome "Gás natural para a Europa: segurança e cooperação", esta cúpula analisa a importância que os Estados produtores, de passagem e consumidores trabalhem de forma conjunta.

Além disso, os representantes dos 29 países que participam da reunião discutem as vias de financiamento de grandes projetos que permitam diversificar as vias de provisão de gás.

Entre os Estados participantes estão países das regiões do Mar Cáspio, Ásia Central, Mar Negro e Bálcãs, além de Estados Unidos, Rússia e União Europeia (UE).

O fórum energético terminará hoje com a aceitação da declaração comum sobre como tramitar a distribuição e consumo de gás.

Os principais pontos deste documento se referem à criação de uma nova política europeia de energia, à busca de novos acordos e garantias internacionais sobre a segurança energética da Europa e à prevenção de situações de crise por corte de fornecimento. EFE vp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG