Europa precisa de líder de prestígio, diz Berlusconi

Roma, 9 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse hoje que seria útil à Europa um primeiro-ministro de prestígio como Aznar ou Blair, que permaneça no cargo por pelo menos três anos, informou a imprensa local.

EFE |

Berlusconi fez esta referência em relação ao ex-presidente do Governo espanhol José María Aznar e ao ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, durante discurso por telefone na Festa da Europa organizada por seu partido, o Povo da Liberdade (PDL), em Turim, no noroeste da Itália.

O primeiro-ministro italiano lamentou que, na Europa, "ainda exista muita burocracia e muitos porta-vozes em cena, que a cada dia se exercitam em fazer críticas aos Governos nacionais" e disse que, por outro lado, o que precisa "é de um primeiro-ministro de prestígio como Aznar ou Blair".

"A Europa conta pouco, perde peso perante o oligopólio criado pelos Estados Unidos e China. Temos que trabalhar para elaborar uma política comum em defesa, energia, segurança e imigração. Nosso compromisso de europeístas convictos é o de orientar esta Europa na qual existem ainda tantas coisas que deixam algo a desejar", disse.

O primeiro-ministro italiano afirmou também que, nas listas do PDL para as próximas eleições ao Parlamento Europeu (PE), "não há dançarinas, mas candidatas com várias licenciaturas, que falam vários idiomas e diretores que trabalham bem".

Assim, respondeu aos que o acusaram de designar os candidatos do PDL com no aspecto físico e ao escândalo provocado por um seminário organizado por seu partido para instruir dançarinas e participantes de televisão a fim de inclui-las nas listas para o pleito europeu.

Berlusconi também aproveitou a ocasião para reiterar que o escândalo de seu divórcio e as insinuações da mulher, Veronica Lario, não afetaram sua popularidade.

"Recebi as pesquisas desta semana e o PDL está com 45% (de aprovação), enquanto a aprovação do primeiro-ministro alcança 75%", comentou. EFE ebp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG