Europa deve ter 70% dos voos cancelados nesta segunda, segundo Eurocontrol

Cerca de 70% dos voos previstos para esta segunda-feira na Europa devem ser cancelados, de acordo com a agência europeia de aviação, a Eurocontrol.

iG São Paulo |

A Eurocontrol divulgou nesta segunda-feira que entre 8 mil e 9 mil dos 28 mil voos previstos para esta segunda-feira poderão decolar. A nuvem de cinzas lançada pela erupção de um vulcão na Islândia impossibilitará a saída de cerca de 20 mil voos, informou a agência, em comunicado, o que, em termos geográficos, significa que 50% do continente europeu ficará paralisado.


Sem voos, passageiros descansam no aeroporto de Schipool, na Holanda / Reuters

Autoridades de aviação impuseram restrições aos voos temendo que as cinzas - uma mistura de partículas de vidro, areia e rocha - contidas na nuvem entrassem nos motores e entupissem as turbinas, causando sérios danos aos aviões.

No entanto, a agência confirmou que o tráfego aéreo no sul da Europa permanece aberto em países como Espanha, Portugal, partes da Itália e da França, Bálcãs, Bulgária, Grécia e Turquia, além de alguns no norte do continente, como Noruega e Suécia.

Em algumas regiões, o espaço aéreo mais elevado já pode ser utilizado graças à redução dos níveis de cinza, mas é difícil ter acesso a essas zonas já que as que as rodeiam continuam sem poder ser sobrevoadas.

A agência espera divulgar uma nova atualização da situação às 13h30 (horário de Brasília), depois que seus técnicos examinarem a situação e realizarem uma videoconferência com a Comissão Europeia e os países da União Euorpeia (UE) para coordenar uma resposta conjunta.

Alternativas

Ministros dos transportes de diversos países europeus vão se reunir nesta segunda-feira para discutir formas de aliviar o impacto da crise no setor de transporte provocada pela nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia. A reunião ocorrerá por videoconferência e será organizada pelo governo da Espanha.

Entre as medidas em discussão está a possibilidade de levar para a Espanha passageiros da Ásia e dos Estados Unidos que precisam chegar à Grã-Bretanha. Da Espanha, eles continuariam suas viagens por navios, balsas, trem ou carro.

Autoridades europeias e algumas empresas estão pressionando a Eurocontrol, a agência que monitora o tráfego aéreo na Europa, para liberar o espaço aéreo em partes da Europa.


Belgas desembarcam em Bruxelas após viajarem desde a Espanha de ônibus / AFP

Prejuízos

Mais de 6,8 milhões de passageiros foram afetados pela maior crise no setor de transporte desde os atentados do 11 de Setembro de 2001. A crise entra nesta segunda-feira no seu quinto dia.

Mais de 63 mil voos foram cancelados nos últimos quatro dias, provocando perdas estimadas em torno de US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.

Vulcão Eyjafjallajoekull

O vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, entrou em erupção pela segunda vez em um mês na quarta-feira passada, expelindo uma coluna de fumaça a uma altura de cerca de 8,5 quilômetros.

Especialistas não sabem quanto tempo essa erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.


Fumaça de vulcão é vista em estrada de Skogar, na Islândia / AP

Mais notícias


Fotos


Vídeos


Relatos


* Com EFE, Reuters e BBC Brasil

Leia mais sobre  vulcão na Islândia

    Leia tudo sobre: vulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG