Europa deve ter 50% dos voos cancelados nesta terça, segundo Eurocontrol

A agência europeia de aviação, a Eurocontrol, informou que 50% dos 28 mil voos previstos para esta terça-feira em países da União Europeia foram confirmados e devem decolar. Os cerca de 14 mil voos restantes devem ser cancelados, por causa dos riscos que as cinzas expelidas pelo vulcão na geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, representam para a aviação.

iG São Paulo |

Segundo a Eurocontrol, 75% do espaço aéreo de todo o continente europeu está livre de restrições. A área inclui Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Hungria, Itália, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Por outro lado, o espaço aéreo está total ou parcialmente fechado para a aviação civil principalmente no noroeste da Europa, incluindo Dinamarca, Estônia, Irlanda, norte da França, Letônia, Suécia e Reino Unido.


Passageiros ocupam área de check-in do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha / AP

Ainda de acordo com a agência, caso as previsões para esta terça-feira se confirmem, cerca de 95 mil voos terão sido cancelados desde quinta-feira da semana passada, quando começou o caos aéreo europeu.

A atividade do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, intensificou-se e uma nova nuvem de cinzas está se espalhando sobre a Grã-Bretanha, segundo informações divulgadas na noite de segunda-feira pelo Centro de Controle do Tráfego Aéreo do país (Nats, na sigla em inglês).


Passageiro observa aviões impossibilitados de voar em Zurique, na Suíça / AFP

Em nota, o órgão afirmou que a mudança na atividade vulcânica pode interferir na abertura do espaço aéreo de vários países.

"As informações mais recentes do Escritório de Meteorologia mostram que a situação está piorando em algumas áreas", diz a nota. Segundo o Nats, os novos dados demonstram a dificuldade de se fazer prognósticos e tomar uma decisão definitiva sobre a retomada dos voos.

Mais cedo, geólogos islandeses que monitoram o vulcão Eyjafjallajoekull afirmaram que a erupção havia entrado em uma nova fase, na qual mais lava estaria sendo produzida, em vez de cinzas e pó. Mas eles também alertaram que o vulcão ainda estava bastante ativo e poderia causar novas erupções em vulcões próximos.

Lava  expelida do   vulcão Eyjafjallajokull nesta segunda-feira
Lava expelida do vulcão Eyjafjallajokull na segunda-feira

Mais notícias

Fotos

Vídeos

Relatos

Efeitos na economia

* Com EFE e BBC Brasil

Leia mais sobre crise aérea na Europa

    Leia tudo sobre: vulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG