urgente ao Haiti - Mundo - iG" /

Europa, América Latina e organizações aprovam ajuda urgente ao Haiti

Madri, 15 jul (EFE).- Os países da Europa e da América Latina e as organizações comprometidas com o desenvolvimento do Haiti aprovaram hoje em Madri um programa de ajuda urgente destinado a aumentar a segurança alimentar e o desenvolvimento rural daquele país.

EFE |

Este objetivo está entre as Conclusões aprovadas na conferência sobre segurança alimentar e desenvolvimento rural do Haiti, co-presidida por Argentina e França, em nome da América Latina e da União Européia (UE), onde estiveram presentes delegações de 53 países e organizações internacionais.

Em entrevista coletiva realizada no fim da Conferência, o secretário de Estado da Presidência do Haiti, Fritz Longchamp, reconheceu a "difícil situação" atravessada pelo país, que está ligada à "escalada de preços" dos alimentos e dos derivados de petróleo.

Longchamp expressou satisfação pelo fato de a Conferência ter dado sinal verde a um "plano de ação próprio" proposto pelo Haiti e afirmou que as autoridades do país trabalharão "para tentar superar o mais rápido possível as circunstâncias atuais".

Entre outras decisões, a Conferência se comprometeu a realizar em breve uma "reunião de alto nível" em Porto Príncipe dedicada a iniciar o "programa conjunto de apoio" e doações, como afirmou o diretor-geral adjunto para a Cooperação Internacional e o Desenvolvimento da França, Jerome Pasquier.

Entre as organizações internacionais presentes na Conferência figuram a Organização das Nações Unidas para Agricultaura e Alimentação (FAO), o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Mundial (BM). EFE jnr/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG