Eurocontrol espera decolagem de 40% a 45% dos voos na Europa na terça-feira

A Agência Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) disse esperar que decolem na terça-feira entre 40% e 45% dos voos previstos no espaço aéreo europeu.

iG São Paulo |

Nesta segunda-feira, 30% dos voos previstos ocorreram , segundo um responsável da agência. Para quarta-feira, é previsto que haja outro aumento similar de entre 10% e 15%.

Esses aumentos sucessivos obedecem à decisão adotada nesta segunda-feira pelos ministros de Transporte da União Europeia (UE) de flexibilizar o fechamento do espaço aéreo sem pôr em risco a segurança, reduzindo a área sob proibição total de voos, como consequência da nuvem de cinzas proveniente de um vulcão na Islândia.

AFP
Vista aérea mostra vulcão Eyjafjallajokull expelindo fumaça e cinzas

Vista aérea mostra vulcão Eyjafjallajokull expelindo fumaça e cinzas

A flexibilização foi anunciada depois que companhias aéreas e governos começaram a pressionar autoridades de aviação civil para que revissem suas restrições e passassem a pensar em alternativas para ajudar as vítimas.

A crise afetou mais de 6,8 milhões de passageiros, com 63 mil voos cancelados, e causou  perdas estimadas em torno de US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.

Reabertura parcial

A decisão também foi tomada depois que a Grã-Bretanha, a Bélgica, a França e a Alemanha anunciaram a reabertura parcial de seus espaços aéreos .

O órgão que controla o tráfego aéreo britânico confirmou que o espaço aéreo da Irlanda do Norte, da Escócia e do norte da Inglaterra reabrirá às 7 horas da terça-feira (3 horas em Brasília).

A Bélgica anunciou que permitirá alguns pousos a partir das 8 horas da terça-feira (3 horas em Brasília) e decolagens a partir das 14 horas (9 horas em Brasília).

Na Alemanha, a autoridade de aviação civil autorizou a companhia aérea Lufthansa a operar 50 voos rumo ao país na noite desta segunda-feira.

A França reabriu aeroportos no sul do país e anunciou que, a partir das 8 horas da terça-feira (3h em Brasília), abrirá "corredores aéreos" para Paris, permitindo o pouso de aviões vindos de outros continentes.

Mais notícias


Fotos


Vídeos


Relatos

*Com EFE e BBC

Leia mais sobre  vulcão na Islândia

    Leia tudo sobre: aeroportoseuropaislândiavulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG