Eurocâmara votará reeleição de Barroso na próxima quarta-feira

Bruxelas, 10 set (EFE).- O Parlamento Europeu (PE) votará finalmente na próxima quarta-feira a reeleição de José Manuel Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia (CE), segundo acordaram hoje os líderes dos grupos políticos.

EFE |

Apesar de que socialistas e verdes defendiam que a Eurocâmara esperasse o resultado do plebiscito irlandês sobre o Tratado de Lisboa - realizado 2 de outubro -, o peso dos grupos de centro-direita serviu para manter a votação na ordem do dia do plenário da próxima semana, como figurava na agenda.

O presidente da CE debaterá seus planos para os próximos cinco anos com os eurodeputados em Estrasburgo (França) na próxima terça- feira, enquanto o voto sobre sua reeleição - para a que necessita uma maioria simples no plenário - acontecerá no dia seguinte.

Barroso conta com o respaldo unânime dos Governos europeus para repetir mandato à frente da CE, mas até agora encontrou dificuldades para convencer ao Parlamento Europeu.

Em princípio, de diante da votação da próxima semana Barroso tem assegurado o apoio do maior grupo da Eurocâmara, o conservador Partido Popular Europeu, dos Conservadores e Reformistas.

Além disso, espera obter votos dentro dos grupos Socialista e Liberal - segunda e terceira força, respectivamente -, divididos neste assunto e que ainda não definiram sua postura de forma definitiva.

O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, destacou em comunicado a importância que tem o "claro sinal" enviado hoje pelos grupos políticos.

"Neste tempo de crise econômica não podemos nos permitir continuar em um vazio político. Temos que avançar e decidir se Barroso será o presidente da Comissão durante os próximos cinco anos", explicou em comunicado. EFE mvs/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG