WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos planejam doar ao Paquistão 100 milhões de dólares para ajudar as pessoas que fugiram dos confrontos entre forças do governo paquistanês e militantes do Taliban no vale de Swat, disseram duas fontes nesta terça-feira. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, planeja anunciar a ajuda de forma oficial na Casa Branca ainda nesta terça-feira. A Casa Branca informou que Hillary fará um anúncio às 12h15 (de Brasília), mas não deu detalhes.

O dinheiro seria proveniente de recursos já existentes do governo, o que significa que a administração Obama não precisaria pedir permissão especial do Congresso. Os recursos seriam liberados imediatamente, de acordo com as fontes, que falaram sob condição de anonimato.

Segundo uma das fontes, o dinheiro inclui recursos para desastres, refugiados e alimentos.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham perdido suas casas devido aos confrontos entre os soldados paquistaneses e os militantes do Taliban em Swat.

O Exército lançou este mês uma ofensiva contra o Taliban, enquanto crescem as preocupações internacionais com a insurgência.

(Reportagem de Arshad Mohammed e Matt Spetalnick)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.