EUA vão divulgar fotos de abusos de prisioneiros da era Bush

Os Estados Unidos vão liberar centenas de fotografias mostrando abusos de prisioneiros cometidos por soldados americanos no Iraque e no Afeganistão durante a administração de George W. Bush, disse nesta sexta-feira o departamento de Defesa do país.

BBC Brasil |

As fotos devem ser divulgadas no dia 28 de maio, em resposta a uma ação legal iniciada pelo grupo de defesa dos direitos civis American Civil Liberties Union (ACLU), há cinco anos.

A ACLU afirma que as polêmicas imagens mostrando abusos de prisioneiros na prisão iraquiana de Abu Ghraib, divulgadas em 2004, não eram casos isolados, mas sim parte de uma política sistemática.

A organização vinha tentando há anos ter acesso a tais fotografias, mas enfrentou resistência no governo Bush.

Processos
As fotografias são referentes a mais de 60 investigações realizadas entre 2001 e 2006.

Na semana passada, o governo americano divulgou documentos detalhando táticas de interrogatório, que muitos críticos considerariam tortura, usadas durante interrogatórios de suspeitos de terrorismo usadas no governo de George W. Bush.

Leia também na BBC Brasil: Obama não processará agentes da CIA por técnicas controvertidas de interrogatório
Conheças as técnicas de interrogatório usadas pela agência de inteligência americana
Em visita à CIA no início da semana, Obama havia dito que iria se empenhar para proteger a identidade de funcionários da agência envolvidos nos interrogatórios, já que eles estavam seguindo ordens e teriam recebido autorização legal para realizar tais atos.

Correspondentes dizem que a divulgação das imagens deve aumentar a pressão sobre a administração de Obama para processar integrantes do governo anterior por cumplicidade na tortura e maus tratos de suspeitos detidos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG