EUA: Uma dose de vacina contra a gripe H1N1 basta para jovens de 10 a 17 anos

Os testes clínicos mostraram que uma dose única de vacina contra a gripe H1N1 é suficiente para proteger crianças e adolescentes saudáveis de 10 a 17 anos contra a doença, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades de saúde norte-americanas.

AFP |

"Os dados preliminares procedentes de nossos testes clínicos indicam que uma única dose de 15 microgramas de vacina é bem tolerada e gera respostas imunológicas por parte da maioria dos jovens, o que geralmente significa proteção" contra a gripe, declarou durante uma entrevista coletiva à imprensa o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Anthony Fauci.

"Entre os jovens saudáveis de 10 a 17 anos, 76% apresentaram uma resposta imunológica forte" oito a dez dias depois de terem recebido apenas uma dose da vacina fabricada pelo grupo francês Sanofi Pasteur, indicou Fauci.

As autoridades de saúde norte-americanas anunciaram há uma semana que uma única dose da vacina contra o vírus H1N1 poderia ser suficiente para imunizar os adultos de 18 a 64 anos.

Por outro lado, as crianças menores de 10 anos apresentaram uma resposta inunológica mais fraca, como esperavam as autoridades, e, certamente, precisarão de duas doses da vacina, indicou Fauci.

Os testes clínicos de vacinação das pessoas de 6 meses a 18 anos começaram nos Estados Unidos em meados de agosto, acrescentou.

As crianças são um grupo de risco do vírus H1N1, ao lado das grávidas, das pessoas em contato com recém-nascidos, do pessoal médico e dos adultos de menos de 65 anos com problemas de saúde crônicos.

A autoridade de saúde norte-americana (FDA), que fornece as autorizações de comercialização dos medicamentos, aprovou na semana passada a venda de vacinas de quatro fabricantes distintos, entre eles a Sanofi Pasteur.

kdz/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG