EUA: três afegãos são detidos em investigação sobre complô terrorista

Três afegãos foram presos nos Estados Unidos, apontados em uma investigação que apurava um complô para organizar um atentado terrorista em território americano, anunciou neste domingo o Departamento de Justiça.

AFP |

O departamento informou que o FBI também está investigando outras pessoas "nos Estados Unidos, no Paquistão e em outros lugares, envolvidos em complôs para detonar explosivos nos Estados Unidos", segundo uma declaração oficial.

Najibullah Zazi, de 24 anos, e seu pai, Mohamed, de 53, ambos nascidos no Afeganistão, foram detidos no Colorado (oeste) neste domingo, informou o departamento de Justiça em um comunicado.

Ahmad Wais Afzali, de 37 anos e também afegão, foi detido pouco depois em Nova York. Os três residem legalmente nos Estados Unidos.

"Cada um dos processados foi acusado de crime intencional e falso testemunho ao FBI, com envolvimento no terrorismo internacional e interno", diz o comunicado divulgado pelo departamento.

Najibullah Zazi, residente permanente nos Estados Unidos, e Mohammed Zazi, naturalizado americano, se apresentarão perante uma Corte Federal do Colorado na segunda-feira.

No mesmo dia, Afzali, também residente permanente nos Estados Unidos, comparecerá perante um tribunal de Nova York.

Cada um pode ser condenado a oito anos de prisão.

"É importante destacar que não temos informações concretas sobre o momento, o local ou o objetivo dos atentados planejados", disse David Kris, assistente do procurador geral para segurança nacional.

ao-mlm/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG