Washington, 27 ago (EFE) - As tropas americanas transferirão o controle da segurança da província de Anbar às autoridades iraquianas, informou hoje o chefe do Corpo de Infantaria da Marinha, James T. Conway.

O general disse em entrevista coletiva que a cerimônia oficial da transferência será feita "nos próximos dias", mas o Governo do Iraque ainda não se pronunciou sobre o caso.

A província de Anbar, situada ao oeste de Bagdá e de maioria sunita, foi um dos pontos mais conflituosos dos confrontos entre as tropas americanas e os partidários da organização terrorista Al Qaeda, que cometeu vários atentados na zona.

Os Estados Unidos manterão duas unidades de combate terrestre para contribuir à segurança em Anbar uma vez que os iraquianos assumirem o controle da região.

O general, que visitou o Iraque em julho, disse que os infantes de Marina informaram que, na região, "já não restam elementos hostis, e que só ficam pendentes tarefas de reconstrução".

Após invadir o Iraque, em março de 2003, os Estados Unidos já devolveram às autoridades do país o controle da segurança de 10 das 18 províncias.

A redução de forças no Iraque, segundo Conway, é necessária para ter a capacidade de movimentar tropas adicionais ao Afeganistão, onde a violência se intensificou nos últimos meses.

Conway, que pressionou em várias ocasiões para que a Infantaria da Marinha envie mais tropas ao Afeganistão, indicou que, segundo o que conversou com os comandantes, seriam necessários outros dez mil soldados como forças de combate para sufocar a insurgência. EFE elv/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.