EUA têm menor número de soldados no Iraque desde invasão

Bagdá, 17 fev (EFE).- O Exército dos Estados Unidos anunciou hoje que tem atualmente 98 mil soldados no Iraque, menor número desde a invasão de março de 2003.

EFE |

Segundo comunicado do comando militar americano, o Exército dos EUA continua trabalhando na retirada das tropas, que já chegaram a ser de 140 mil soldados.

Em outra nota, o suboficial Brian Gaynes, do centro de distribuição de apoio logístico do Exército dos EUA, explicou que já está em andamento a retirada de um grande carregamento de material militar.

Há um ano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que a maior parte das tropas deixará o Iraque no final de agosto de 2010, onde permanecerão entre 30 e 50 mil soldados para trabalhos de formação e apoio às forças iraquianas até a saída definitiva, no final de 2011.

A retirada americana estava prevista no pacto de segurança assinado por Washington e Bagdá em dezembro de 2008.

O presidente do Parlamento iraquiano, Iyad al-Samerrai, se reuniu ontem com o comandante-em-chefe do Exército dos EUA no Iraque, Ray Odierno, para falar sobre o destacamento de forças mistas americanas, iraquianas e curdo-iraquianas em áreas conflituosas, como Kirkuk. EFE.

am/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG