EUA têm capacidade de abater um míssil norte-coreano

Os Estados Unidos têm capacidade militar de abater um míssil norte-coreano que ameaçar seu território, afirmou nesta terça-feira um general americano.

AFP |

"Se soubermos que os norte-coreanos se preparam para lançar um míssil balístico contra nós, tenho certeza de que nosso sistema seria eficaz e satisfaria nossas necessidades", declarou em uma audiência parlamentar o general Victor Renuart, que dirige o Comando da defesa aeroespacial norte-americana.

Ele considerou, no entanto, que se trata de uma ameaça muito limitada.

Semana passada, a Coreia do Norte anunciou ter informado organismos internacionais de transporte do lançamento próximo de um satélite de telecomunicações entre 4 e 8 de abril.

No entanto, Washington e Seul acham que se trata de um novo teste de míssil de longo alcance, que pode atingir o Alasca, o que fere uma resolução das Nações Unidas.

No verão de 1998, Pyongyang provocou uma crise internacional ao lançar um míssil de longo alcance que sobrevoou uma parte do Japão antes de cair no oceano Pacífico.

A China, onde o primeiro-ministro norte-coreano iniciou uma longa visita nesta terça-feira, manifestou preocupação com as incertezas crescentes na península coreana, a duas semanas do lançamento previsto por Pyongyang de seu "satélite".

ddl-dab/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG