EUA: suspeito de espionagem admite ter trabalhado para a Rússia¿

Departamento de Justiça diz que acusados viveram durante anos nos EUA em um programa secreto de espionagem

iG São Paulo |

Um dos 10 suspeitos de integrar uma rede de espionagem nos Estados Unidos admitiu depois de sua prisão ter trabalhado para os serviços de inteligência da Rússia, segundo um documento oficial apresentado nesta quinta-feira pela Promotoria de Nova York.

De acordo com informaçõesdo governo dos EUA, o suspeito Juan Lázaro reconheceu, perante a Promotoria de Nova York, que trabalhou para os serviços de espionagem russos e disse que não é uruguaio, como tinha sido apontado inicialmente.

Detido junto à mulher, Vicky Peláez, ele explicou que seu nome real não é Juan Lázaro e que os serviços de espionagem russos pagavam por sua casa. As informações constam nos documentos apresentados nesta quinta-feira pela Promotoria.

Os textos dizem que, após sua detenção, em 27 de junho, o acusado deu uma ampla declaração na qual admitiu, entre outras coisas, que "não nasceu no Uruguai". "Embora tenha dito que amava o filho, nem sequer por ele violaria sua lealdade ao serviço. Lázaro se negou a dar seu verdadeiro nome", continuam os documentos.

Vicky Peláez e Juan Lázaro comparecem nesta quinta-fera, da mesma forma que outros acusados, perante o tribunal federal de Nova York para ouvir as acusações e para que o juiz instrutor do caso, Richard Ellis, determine a possibilidade de fiança, que pode chegar a US$ 250 mil.

O advogado de Vicky, mulher de Juan Lázaro, disse que sua cliente já jurou "total inocência" em relação às acusações. "Vicky diz que essas acusações são autêntica ficção científica e não tem nada a ver com isso. Ela pensa que a motivação para a acusação vem de sua coluna e pelas posições antiamericanas que assume", explicou o advogado sobre a cliente, que trabalha como jornalista para um jornal peruano.

* Com EFE e AFP

    Leia tudo sobre: RússiaEstados UnidosEspionagem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG