quintal , diz Raúl Castro - Mundo - iG" /

EUA seguem tratando América Latina como quintal , diz Raúl Castro

O presidente de Cuba, Raúl Castro, acusou os Estados Unidos de continuarem a tratar a América Latina como seu quintal. Falando na abertura da cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), em Havana, o líder cubano disse que o governo de Barack Obama mantém sua doutrina de ocupar e dominar a qualquer preço o território que sempre considerou como seu quintal natural.

BBC Brasil |

"A reativação da 4ª Frota (da Marinha americana) com capacidade e objetivos estratégicos anunciados para manobrar inclusive em águas internas dos países da região é uma prova de que os Estados Unidos não têm limites", afirmou, Castro, lembrando também o recente acordo que permite acesso americano a bases militares na Colômbia.

O líder cubano acusou ainda o governo Obama de ter apoiado aos golpistas em Honduras.

"Na América Latina, lutam dois projetos: um colonialista e neocolonial subordinado aos interesses do império, e outro das forças que representam as classes despossuídas e discriminadas", disse.

Êxitos
Castro enumerou ainda os sucessos da Alba em seus cinco anos de existência. Segundo ele, três países da Aliança - Bolívia, Nicarágua e Venezuela - conseguiram eliminar o analfabetismo por causa dos programas educativos do bloco.

Ele mencionou ainda que, na área econômica, um dos maiores êxitos foi a criação do Banco da Alba para o desenvolvimento de projetos econômicos e sociais.

O líder lembrou também que o comércio entre os países do bloco, a partir de 2010, começará a funcionar com um mecanismo de "compensação de pagamentos sem utilizar o dólar, mas sim uma unidade monetária chamada sucre".

A Alba foi criada e fundada há cinco anos pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e pelo então presidente de Cuba, Fidel Castro.

A cúpula em Havana deve terminar na terça-feira.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG