Gustav - Mundo - iG" /

EUA se preparam para possível impacto da tempestade Gustav

Washington, 27 ago (EFE).- Os Estados Unidos observam de perto a trajetória da tempestade tropical Gustav, já que dados meteorológicos apontam que o fenômeno pode atingir as costas de Louisiana e Mississipi e chegar ao continente possivelmente na próxima semana.

EFE |

A Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) na região do Golfo do México revisa seus planos de emergência e procedimentos de evacuação para caso a tempestade impacte em solo americano no início da próxima semana, disse hoje o porta-voz da Casa Branca Tony Fratto.

Oficiais da Fema estão em contato com outras agências de assistência em todos os estados que poderiam ser afetados caso "Gustav" se fortaleça, como alerta o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, an sigla em inglês), e se transforme em furacão.

"É importante que os cidadãos nessas áreas levem as advertências de tempestade a sério, estejam atentos às ordens das autoridades locais e tomem as precauções necessárias, incluindo cumprir possíveis ordens de evacuação", assinalou.

As previsões dos modelos de computador do NHC para cinco dias mostram "Gustav" transformado em furacão, possivelmente de categoria três na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco, se dirigindo rumo a Nova Orleans na próxima segunda-feira pela tarde.

O governador da Louisiana, Bobby Jindal, entre outras medidas, pôs em alerta cinco mil membros da Guarda Nacional e declarou o estado de emergência devido às preocupantes previsões meteorológicas.

Já o prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, planeja antecipar seu retorno de Denver, onde foi para Convenção Nacional do Partido Democrata, para realizar os preparativos de emergência na cidade.

De acordo com o NHC, caso "Gustav" mantenha seu rumo e velocidade de deslocamento atuais poderia tocar terra no sul da Louisiana na segunda-feira ainda pela manhã. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG