EUA se mostram dispostos a estabelecerem negociações com Coreia do Norte

Washington, 20 ago (EFE).- O Governo dos Estados Unidos se mostrou hoje disposto a estabelecer negociações bilaterais com a Coreia do Norte, mas somente se o país retomar o diálogo de seis lados, que inclui ainda a Coreia do Sul, o Japão, a Rússia e a China, para tratar de seu programa nuclear.

EFE |

"Estamos perfeitamente dispostos a estabelecer conversas bilaterais com a Coreia do Norte, como dissemos em muitas ocasiões, dentro do amplo marco do processo de seis lados", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, nesta quinta-feira.

Crowley também afirmou que os EUA estão "definitivamente dispostos" a melhorarem as relações com a Coreia do Norte e a impulsionar uma aproximação deste país com a região. Comentou ainda que, apesar destes gestos, a Coreia do Norte ainda tem que demonstrar que está disposta a retornar à mesa de negociação de seis lados.

"Portanto, muitas possibilidades estão abertas para a Coreia do Norte, mas o país tem que retornar às negociações de seis lados. Tem que estar disposta a realizar ações dirigidas à desnuclearização que possamos verificar", disse."

Leia mais sobre Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortediálogonuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG