muito preocupados com satélite iraniano - Mundo - iG" /

EUA se dizem muito preocupados com satélite iraniano

Washington, 3 fev (EFE).- Os Estados Unidos expressaram hoje sua preocupação com o lançamento do primeiro satélite iraniano, já que consideram que este país poderia desenvolver mísseis balísticos, indicou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Robert Wood.

EFE |

"Isso nos preocupa muito", expressou Wood, que lembrou que a Resolução 1718 do Conselho de Segurança da ONU proíbe o Irã impulsionar um programa de mísseis.

O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite de fabricação própria, dedicado à pesquisa pacífica, segundo enfatizou seu Governo.

Mas nos Estados Unidos, assinalou Wood, "desenvolver um veículo de lançamento espacial capaz de pôr em órbita um satélite poderia possivelmente levar ao desenvolvimento de um sistema de mísseis balísticos".

Na quarta-feira, se reunirão na Alemanha representantes de China, França, Reino Unido, Rússia e do país anfitrião, as cinco nações que negociam com o Irã para que abandone seu programa nuclear.

Os EUA enviarão William Burns, o "número três" do Departamento de Estado, cujo objetivo na reunião é principalmente "escutar", segundo Wood.

Burns comunicará a seus colegas algumas das ideias "que ainda estão em desenvolvimento na Administração" sobre como lidar com o Irã, explicou o porta-voz.

"O Irã está realizando atividades nucleares e estamos muito preocupados com isso", disse Wood. EFE cma/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG