EUA se dizem abertos a proposta de Brasil e Turquia sobre Irã

Washington, 13 abr (EFE).- Os Estados Unidos estão abertos à proposta de mediação do Brasil e da Turquia para o conflito com o Irã, mas mesmo assim seguirão com as negociações na ONU em busca de novas sanções.

EFE |

"Se a Turquia ou outros países puderem convencer o Irã de que este acordo lhe interessa e ao mesmo tempo satisfaz as preocupações da comunidade internacional, certamente estamos abertos a essas ideias", disse à imprensa o porta-voz do Departamento de Estado americano, P.J. Crowley.

Crowley ressaltou, no entanto, que a Turquia já tinha feito a proposta antes.

Segundo Crowley, a disposição a considerar a proposta turco-brasileira não impedirá que Washington continue pressionando para conseguir uma resolução a favor das sanções no Conselho de Segurança da ONU.

"Estamos em um ponto em que consideramos necessárias ações decididas", disse o porta-voz, que afirmou que se chegou a esse extremo pela postura "recalcitrante" do Irã, que, segundo ele, conta com instalações nucleares "sem fins civis".

Os Governos brasileiro e turco propõem que o Irã envie parte de seu urânio levemente enriquecido à Turquia que, após intercambiá-lo por combustível nuclear que receberia de países ocidentais, o mandaria de volta a Teerã. EFE cma/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG