acordo global sobre o clima - Mundo - iG" /

EUA se declaram a favor de acordo global sobre o clima

Berlim, 29 mar (EFE).- O comissário para o Clima do Governo americano, Todd Stern, declarou hoje, no começo de uma conferência em Bonn (Alemanha), que os Estados Unidos são a favor do acordo global sobre a mudança climática que, no fim de dezembro, a comunidade internacional tentará alcançar em Copenhague (Dinamarca).

EFE |

Stern ressaltou que, com a posse de Barack Obama como presidente, os EUA deram uma guinada significativa em seu posicionamento sobre a mudança climática, marcado pela recusa de seu antecessor, George W. Bush, em ratificar o Protocolo de Kioto.

A conferência que acontece em Bonn durará dez dias e tem como objetivo preparar a cúpula de Copenhague, na qual os países participantes buscarão um tratado que substitua o Protocolo de Kioto, cuja vigência termina no fim de 2012.

A Casa Branca já tinha sinalizado mudanças em sua política ambiental quando propôs um encontro para que 16 potências econômicas iniciassem diálogo preparatório para a cúpula de Copenhague.

Segundo Stern, o primeiro encontro desse fórum sobre a energia e o clima acontecerá em Washington, em 27 e 28 de abril, e seus resultados serão discutidos na cúpula do G8 (os sete países mais industrializados e a Rússia) no segundo semestre.

O titular do Secretariado para a Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU (UNFCCC, em inglês), Yvo de Boer, comemorou hoje a iniciativa dos Estados Unidos e disse que ela poderia ser útil para o alcance de uma solução política para o tema.

De Boer disse que há pouco tempo para que a comunidade internacional adote uma solução, e que, para que os países emergentes e em desenvolvimento aprovem um novo acordo, é preciso que as nações industrializadas determinem metas claras de redução para suas próprias emissões e deixem claro que compensações econômicas darão às nações pobres.

"O tempo corre e os países ainda têm muito trabalho pela frente", alertou De Boer.

Leia mais sobre: clima

    Leia tudo sobre: climaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG