EUA saúdam diálogo com o Irã após anúncio de pacote nuclear

WASHINGTON - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos saúdam o diálogo com o Irã, mas que não retiraram ou acrescentaram qualquer condição para um acordo nuclear com Teerã. Saudamos o diálogo. Temos dito que estamos em busca de um compromisso com o Irã, mas não temos visto nada que possa se somar a qualquer tipo de proposta, disse ela, acrescentando que o chefe de política externa da União Europeia, Javier Solana, ainda não recebeu nenhuma resposta do convite feito ao Irã para que se encontre uma solução diplomática para a questão nuclear.

Reuters |

Hillary deixou claro que os EUA não retiraram as exigências para que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio. "Não retiramos ou acrescentamos qualquer condição", disse Hillary.

Mais cedo nesta quarta-feira, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o país preparou um pacote para solucionar o impasse com as potências mundiais em torno de seu programa nuclear.

"Nós preparamos um pacote que pode ser a base para solucionar o problema nuclear do Irã. Ele será oferecido ao Ocidente em breve", disse Ahmadinejad em um pronunciamento televisionado na província sulista de Kerman.

Ahmadinejad não detalhou o novo pacote, mas disse que o mundo não poderia ser governado "usando a força".

O Irã, quarto maior produtor de petróleo do mundo, diz que seu programa nuclear é destinado à produção de energia elétrica. O país tem repetidamente descartado abandoná-lo.

    Leia tudo sobre: eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG