EUA são maior destino de droga apreendida em aeroportos dominicanos

Santo Domingo, 4 jul (EFE).- Os Estados Unidos são o principal destino da droga confiscada nos aeroportos da República Dominicana durante o primeiro semestre deste ano, no qual conseguiram se apreender 427,7 quilos, em sua maioria cocaína, dirigidos a essa nação e a países europeus.

EFE |

Desse total, 342,6 quilos foram expropriados quando estavam a ponto de ser enviados aos EUA e 319 quilos deles eram de cocaína, além de 14,1 quilos de heroína e 9,3 de maconha, segundo dados fornecidos à Agência Efe pela Direção Nacional de Controle de Drogas (DNCD).

A droga foi confiscada nos aeroportos de Puerto Plata e Cibao, ambos no norte, de Samaná (nordeste), Punta Cana (leste) e Las Americas, em Santo Domingo.

O presidente do DNCD, Rafael Radhamés Ramírez Ferreira, em declarações à Efe, explicou que o tráfico internacional utiliza a República Dominicana como trampolim em direção à Europa e aos EUA devido à pressão policial americana em outros pontos da América Latina.

"Quando os EUA realizam operações na América Central, América do Sul e México, os traficantes de drogas buscam uma via mais fácil pela República Dominicana e Haiti" para transportar a droga, disse.

EFE jsm/bm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG