EUA responderá a carta sobre acordo nuclear com Irã

Segundo porta-voz do Departamento de Estado americano, país está analisando texto com parceiros e deve responder "em breve" à AIEA

EFE |

Washington - Os Estados Unidos receberam da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) uma cópia da carta que o Irã enviou ao organismo para explicar o acordo nuclear alcançado com Brasil e Turquia e disse que a estudará "cuidadosamente" e a responderá "nos próximos dias".

O porta-voz do Departamento de Estado americano, Philip Crowley, disse hoje que a AIEA entregou a seu país uma cópia da carta, assim como fez com Rússia e França, países cotados para enriquecer o urânio do Irã. "Estamos analisando (a carta) com nossos parceiros e prevemos responder em breve à AIEA", disse Crowley.

O organismo recebeu hoje do Irã e de representantes de Brasil e Turquia uma carta que explica o acordo alcançado entre os três países no dia 17, segundo o qual Teerã aceita enviar à Turquia 1.200 quilos de urânio pouco enriquecido para receber no prazo de um ano 120 quilos de combustível nuclear para seu reator científico.

Crowley não quis opinar se o acordo era bom ou ruim para as relações dos EUA com Brasil e Turquia. "Apreciamos a seriedade com a qual Brasil e Turquia tentaram mediar. Mas isso gira em torno do Irã, não da Turquia nem do Brasil", afirmou.

    Leia tudo sobre: EUAacordo nuclearIrãAIEABrasilTurquia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG