EUA renovam alerta de viagem à Índia por ameaça terrorista

Washington, 16 abr (EFE).- O Governo dos Estados Unidos renovou hoje o alerta de viagem à Índia ao receber informação que grupos terroristas poderiam estar planejando novos atentados nesse país.

EFE |

O Departamento de Estado disse em comunicado que o atentado com bomba em Pune, cidade próxima a Mumbai, em fevereiro passado, e os de novembro de 2008 em Mumbai, são uma boa lembrança que os hotéis, mercados, trens e demais lugares públicos formam o alvo predileto de grupos terroristas.

"Os terroristas e seus simpatizantes demonstraram sua vontade e capacidade para atacar alvos visitados por cidadãos americanos ou ocidentais", disse o documento.

Este alerta de viagens substitui o emitido no dia 29 de janeiro passado e terá vigência até o próximo 30 de maio.

No dia 14 de março, a Polícia indiana disse que tinha evitado um novo atentado múltiplo em Mumbai com a detenção de dois suspeitos com supostas conexões com grupos terroristas paquistaneses.

A cidade de Mumbai, capital financeira e meca do cinema indiano, sofreu vários grandes atentados nas últimas duas décadas, o último deles entre os dias 26 e 29 de novembro de 2008, quando vários ataques coordenados a hotéis, uma estação de trem e outros alvos causaram 166 mortos.

Esse atentado múltiplo levou a Índia a adotar medidas severas de segurança, que não impediram um novo atentado contra uma cafeteria na cidade de Pune em 13 de fevereiro, no qual morreu uma dúzia de pessoas.

O Departamento de Estado aconselhou que os americanos tomem medidas de precaução quando visitarem todo tipo de lugares públicos, se mantenham bem informados e sejam "low profile" para não chamar atenção.

A nota também recomendou que os cidadãos americanos que vivem ou visitam outros países se inscrevam na embaixada ou consulado americano mais próximo, para obter informação sobre a situação de segurança em sua região. EFE mp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG