EUA rejeitam proposta de Pyongyang de substituir armistício por tratado paz

Washington, 11 jan (EFE).- Os Estados Unidos rejeitaram hoje a proposta da Coreia do Norte de debater a assinatura de um tratado de paz que substitua ao armistício que acabou com a Guerra da Coreia, enquanto não retorne o diálogo de seis lados e avance rumo à desnuclearização.

EFE |

"Deixamos claro que se Coreia do Norte aceitar a retomada do diálogo de seis lados (EUA, Japão, China, Rússia, Coreia do Sul e Coreia do Norte), estará sendo dado um passo rumo à desnuclearização, então um amplo leque de outras possibilidades estarão abertas", disse hoje o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

A resposta à proposta norte-coreana é similar a da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, em fevereiro, após um discurso na Sociedade Asiática de Nova York.

Se Pyongyang abandonar totalmente e de "maneira verificável" seu programa nuclear, os EUA "estariam dispostos a normalizar as relações bilaterais, substituir o armistício na península com um acordo de paz permanente e ajudar a completar as necessidades econômicas e outras dos norte-coreanos", declarou então Hillary em uma teleconferência com a imprensa.

A Coreia do Norte propôs hoje realizar uma reunião para discutir o tratado de paz que substitua o atual armistício que acabou com a Guerra da Coreia (1950-1953). EFE cai/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG