caso da valise - Mundo - iG" /

EUA rejeitam acusação argentina de politização do caso da valise

Washington, 11 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos rejeitou hoje as acusações da Argentina sobre a suposta politização do julgamento que acontece em Miami contra o venezuelano Franklin Durán, no famoso caso da valise.

EFE |

"Este caso não é sobre as relações entre Estados Unidos e Argentina. Achamos que estas relações são sólidas, com base em valores compartilhados e interesses comuns", disse à Agência Efe Heide Bronke, porta-voz do Departamento de Estado americano.

"Este é um assunto legal e qualquer pergunta relacionada aos detalhes da investigação criminal ou do processo judicial terá que ser dirigida ao Departamento de Justiça", disse.

A porta-voz reagiu assim ao comunicado emitido pela Chancelaria argentina em relação ao julgamento contra Durán, acusado de atuar como um agente venezuelano nos Estados Unidos.

No comunicado, o Governo argentino acusou os Estados Unidos do "uso indevido de uma causa judicial com fins políticos subalternos" no chamado "caso da valise", e de não permitir, ao mesmo tempo, que os responsáveis sejam julgados na Argentina.

Bronke insistiu em que as relações entre Estados Unidos e Argentina abrangem uma ampla gama de áreas de "benefício mútuo".

"O desejo dos EUA de manter e fortalecer essas relações foi declarado publicamente muitas vezes por funcionários americanos de alta categoria, e foi manifestado em muitos exemplos de cooperação concreta", disse Bronke. EFE mp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG