EUA reforçam preparativos para a temporada de furacões

Washington, 19 mai (EFE).- A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, conversou hoje com diversos governadores do país sobre os preparativos para a temporada de furacões que começa no próximo dia 1º.

EFE |

O contato aconteceu depois de Napolitano ter recebido o juramento de Craig Fugate como novo diretor da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema, em inglês) no Departamento de Segurança Nacional.

"É imperativo identificar qualquer preocupação agora, antes que comece a temporada", manifestou a secretária de Segurança Nacional.

Segundo Fugate, tanto a Fema, quanto o Departamento de Segurança Nacional manterão um contato permanente com as autoridades estatais para apoiar seus esforços de preparação e resposta diante de uma emergência.

Embora Napolitano não o tenha falado diretamente, fontes do departamento indicaram que a ideia é evitar uma repetição do desastre causado pelo furacão Katrina em 2005.

A secretária de Segurança Nacional explicou que já existem planos de evacuação regional e de comunicações de emergência. Além disso, contou que houve um aumento nas opções de imóveis temporários no caso de um desastre.

No entanto, segundo Joe Bastardi, especialista em furacões do serviço meteorológico AccuWeather, não há a expectativa de que a temporada 2009 seja muito intensa.

De acordo com Bastardi, nesta temporada, que acaba em novembro, haverá 13 tempestades que ganharão nome e oito delas se transformarão em furacões, sendo que dois destes devem ser violentos.

Para receber um nome, uma depressão tropical deve se transformar em tempestade tropical, o nível inferior ao de um furacão.

A temporada 2008 teve 16 tempestades, oito das quais foram furacões. EFE ojl/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG