condenam fim de missão da OSCE na Geórgia - Mundo - iG" /

EUA condenam fim de missão da OSCE na Geórgia

Washington, 22 dez (EFE).- O Governo dos Estados Unidos condenou hoje o fim da missão da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) na Geórgia em janeiro próximo devido à oposição da Rússia.

EFE |

"Os EUA condenam a decisão de se vetar uma medida apoiada por todos os outros 55 Estados-membros da OSCE para renovar o mandato da missão na Geórgia", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, em comunicado.

"Pedimos à Rússia que se una a todos os demais membros da OSCE para permitir que a missão realize seu importante trabalho na região", completou.

McCormack lembrou que "por meio da persistência e de paciente diplomacia", a Presidência finlandesa rotativa da organização "forjou um consenso entre 55 dos 56 Estados-membros" para que se estendesse a missão na Geórgia.

"No entanto, contrariando o resto da comunidade internacional, a Rússia insistiu em mudar o mandato para que se aceitasse seu reconhecimento das regiões da Ossétia do Sul e da Abkházia", algo a que se opuseram EUA, União Européia (UE) e o G-7 (grupo dos sete países mais industrializados), acrescentou o porta-voz.

Os Estados-membros da OSCE "reafirmaram a integridade territorial da Geórgia dentro de suas fronteiras reconhecidas em nível internacional", concluiu McCormack. EFE mp/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG