forte resposta da ONU após míssil norte-coreano - Mundo - iG" /

EUA querem forte resposta da ONU após míssil norte-coreano

Os Estados Unidos esperam a mais apropriada e forte resposta que for possível do Conselho de Segurança da ONU para a Coreia do Norte, após o lançamento de um foguete de longo alcance realizado por Pyongyang, disse neste domingo a embaixadora americana na ONU, Susan Rice.

AFP |

"Os Estados Unidos estão trabalhando em estreita colaboração com o Japão", indicou Rice ao canal ABC horas antes do início de uma reunião urgente do Conselho de Segurança, e depois que Tóquio perdeu uma nova resolução da ONU, possivelmente incluindo novas sanções à Coreia do Norte.

"E estamos em consultas com nossos aliados dentro do Conselho tentando obter a mais apropriada e forte resposta que nos seja possível", acrescentou a embaixadora.

O Conselho de Segurança tem uma reunião de urgência marcada para as 16h deste domingo (hora de Brasília), para analisar o caso norte-coreano após o lançamento de um foguete de longo alcance, o que segundo Washington, Tóquio e Seul viola resoluções anteriores da ONU, informaram porta-vozes diplomáticos.

Rice destacou que a Coreia do Norte violou soluções adotadas em 2006 pelo Conselho, que determinaram o fim das atividades futuras ligadas a testes de mísseis.

"Sentimos fortemente que o que aconteceu hoje foi uma violação às resoluções. Portanto, voltaremos a trabalhar... para endurecer as sanções existentes e somá-las a esta resolução", destacou a chefe da diplomacia.

jit/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG