EUA querem explicações de Israel por morte de palestinos em Nablus

O governo dos Estados Unidos pediu a Israel explicações pela morte de três militantes palestinos no sábado durante uma ação do Exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), informou uma fonte governamental.

AFP |

A operação teve como alvos três militantes do Fatah - o partido do presidente palestino Mahmud Abbas - que foram mortos, segundo o Exército hebreu, por envolvimento direto na morte de um colono israelense.

Mas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu felicitou o Exército e o Shin Beth (serviço de segurança interna) pela operação, 48 horas depois da morte do colono.

O pedido americano, que não é comum, foi feito depois do protesto da Autoridade Palestina contra uma "perigosa escalada da violência" que, segundo esta, compromete a segurança e a estabilidade instaurada pelos serviços de segurança palestinos nos territórios ocupados.

Washington pediu, principalmente, um esclarecimento sobre o fato dos serviços de segurança palestinos não terem sido advertidos com antecedência sobre a incursão em uma zona autônoma palestina.

ms/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG