construtiva sobre Afeganistão (Hillary) - Mundo - iG" /

EUA querem do Irã atitude construtiva sobre Afeganistão (Hillary)

Os Estados Unidos esperam que o Irã adote uma atitude construtiva na conferência sobre o Afeganistão na terça-feira, em Haia, declarou nesta segunda a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

AFP |

"O fato de aceitarem o convite para a reunião indica que acreditam que têm um papel a desempenhar", declarou Hillary Clinton à imprensa no avião para Haia, onde apresentará a nova estratégia americana para o Afeganistão.

"Há um certo número de problemas envolvendo os vizinhos (do Afeganistão), entre eles o terrorismo e o tráfico de drogas", destacou Clinton.

"Esperamos que cada vizinho, amigo e parte interessada tenha idéias construtivas sobre o que seu país fará para tentar nos ajudar a atingir os objetivos de segurança e estabilidade que temos para o Afeganistão", disse Hillary, sem citar diretamente o Irã.

A República Islâmica aceitou o convite para participar da conferência sobre o Afeganistão e estará representada pelo vice-chanceler Mohammad Mehdi Akhoondzadeh.

O Irã, que cortou suas relações com Washington há cerca de 30 anos, não participou da conferência internacional precedente sobre o Afeganistão, celebrada em Paris, em junho passado, quando George W. Bush ainda era presidente dos Estados Unidos.

O atual presidente dos EUA, Barack Obama, enviou recentemente uma mensagem ao Irã propondo um "novo começo" nas relações entre Washington e Teerã.

Apesar de sua rivalidade, Estados Unidos e Irã, um país xiita, têm um inimigo comum, os talibãs, muçulmanos sunitas fundamentalistas que governaram o Afeganistão de 1996 a 2001.

sl/LR/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG