Washington, 30 abr (EFE).- Os Estados Unidos publicam hoje seu relatório anual sobre o terrorismo no mundo, no qual analisam por países e regiões a ameaça das organizações terroristas e a situação do combate a esses grupos em 2008.

O exaustivo relatório, elaborado pelo Departamento de Estado, será apresentado pelo coordenador interino da luta antiterrorista, Ronald Schlicher, e o diretor adjunto para a transferência de informação e de conhecimento do Centro Nacional da Luta Antiterrorista, Russel Travers.

A publicação do relatório responde a uma exigência do Congresso dos Estados Unidos e sua divulgação acontece todos os anos na mesma data.

Este será o primeiro divulgado pelo Governo Barack Obama, mas o mais provável é que grande parte da informação tenha sido recolhida pela Administração George W. Bush.

Este ano provavelmente o Paquistão será o grande centro das atenções dos EUA, que se mostraram muito preocupados recentemente com o aumento da presença talibã nesse país.

Sobre a América Latina, o relatório deve adotar uma postura dura contra Venezuela e Cuba, como vem acontecendo nos últimos anos.

No ano passado, o Governo dos Estados Unidos destacou os vínculos da Venezuela com Irã e Cuba, países que em sua opinião patrocinam o terrorismo, e elogiou os esforços da Colômbia em sua luta contra a guerrilha e os grupos paramilitares. EFE cae/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.