EUA publicam estudo sobre ajuda de países no combate ao tráfico de drogas

Washington, 16 set (EFE) - Os Estados Unidos publicarão hoje seu relatório anual sobre a colaboração dos diferentes países na luta contra o tráfico de drogas, um documento que serve para determinar ajudas ou sanções às nações que não cooperam.

EFE |

O secretário de Estado adjunto para assuntos de narcotráfico dos EUA, David Johnson, divulgará os detalhes do relatório em entrevista coletiva no Departamento de Estado americano anunciada para as 17h30 (em Brasília).

O relatório inclui os principais países nos quais as drogas são produzidas ou traficadas, e seus graus de colaboração na erradicação do narcotráfico.

No ano passado, os EUA livraram de sanções econômicas a Bolívia, mas colocaram a Venezuela, pelo terceiro ano seguido, entre os países que "falharam manifestamente" na luta contra o tráfico de drogas.

O Governo dos Estados Unidos pode suspender os fundos para a luta contra o narcotráfico de países que considera que não cumpriram suas obrigações internacionais neste terreno, salvo que se abram exceções por "interesse nacional".

O Departamento de Estado americano baseia suas considerações sobre os esforços de outros países para combater o narcotráfico em um relatório que publica em março. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG