Endeavour para quarta-feira - Mundo - iG" /

EUA programa lançamento da Endeavour para quarta-feira

(atualiza com últimas declarações sobre o lançamento de quarta-feira). Washington, 15 jun (EFE).- A Nasa, agência espacial americana, anunciou hoje que tentará lançar o ônibus espacial Endeavour na quarta-feira, após ter cancelado a decolagem de sábado passado devido a um vazamento de combustível.

EFE |

"Nossas equipes trabalharam muito durante os últimos dois dias para consertar o equipamento", disse o diretor de Testes da agência espacial americana.

"A 'Endeavour' está em boa forma e as equipes voltaram a trabalhar para que o lançamento ocorra na quarta-feira de manhã", acrescentou, em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Segundo Kathy Winters, do Serviço Meteorológico da Nasa, o clima colaborará com o êxito do lançamento, com apenas 20% de chance de atrapalhar.

O lançamento está previsto para as 6h40 (horário de Brasília), que nesta época do ano, apresenta céus tranquilos no da Flórida e as ameaças de tempestade só aumentam ao entardecer.

A saída da nave, com sete astronautas a bordo para uma missão de 16 dias rumo a Estação Espacial Internacional (ISS) foi cancelada no sábado quando os engenheiros descobriram um vazamento de hidrogênio em um dos encanamentos do tanque externo.

Em março, um vazamento de combustível similar atrasou em quatro dias o lançamento do ônibus espacial "Discovery".

Durante sua missão, os astronautas da "Endeavour" levarão à ISS, que orbita a cerca de 400 quilômetros da Terra, o segmento final do laboratório japonês Kibo e o astronauta Tim Kopra, que substituirá o japonês Koichi Wakata na estação.

O comandante da "Endeavour", Mark Polansky, guiará sua tripulação em uma série de cinco jornadas de trabalhos e complexas manobras com braços robóticos que instalarão a nova parte do laboratório e várias equipes em posto orbital. EFE jab-ojl/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG