EUA preparam dias de luto por Edward Kennedy

HYANNIS PORT - Familiares do senador norte-americano Edward Ted Kennedy se reuniram nesta quinta-feira para uma missa reservada em homenagem ao eminente político democrata de 77 anos, morto há dois dias.

Redação com agências internacionais |

A família planejou um funeral no sábado na Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Boston, onde o senador costumava rezar diariamente quando sua filha Kara lutava contra um câncer.

Ainda no sábado, o corpo será levado de avião até o Cemitério Nacional de Arlington, nos arredores de Washington, para ser sepultado ao lado dos túmulos dos irmãos do senador, John e Robert Kennedy.

Espera-se que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de férias em Massachusetts, faça no sábado um discurso durante o funeral em Boston.

Substituição no Senado

Enquanto Boston preparava mais três dias de homenagens ao patriarca de uma das mais famosas dinastias políticas norte-americanas, autoridades discutiam a questão de quanto tempo será preciso para encontrar um substituto para o senador mais antigo do Estado, que sofria de câncer cerebral.


Clique aqui para ver o infográfico sobre a vida de Ted Kennedy

O governador Deval Patrick disse ao "Boston Globe" que quer honrar o desejo de Kennedy de modificar as leis estaduais para permitir que seja nomeado um senador interino durante o período de cerca de cinco meses necessário para organizar uma eleição.

Patrick e outros legisladores democratas, incluindo o senador do Massachusetts John Kerry, disseram que o rápido preenchimento da vaga de Kennedy será de importância vital no momento em que o Congresso trabalha sobre a reforma do sistema de saúde americano.

Ao longo de seus 47 anos no Senado, Kennedy defendeu a reforma do sistema de saúde, algo que se tornou uma das iniciativas mais importantes do presidente Barack Obama. A morte de Kennedy deixa os democratas com um voto a menos do que necessário para terem a maioria de 60 parlamentares de que precisam para derrotar qualquer tentativa de obstrução republicana contra a reforma.

Assista à reportagem sobre a morte de Ted Kennedy:

* Com EFE e AFP

Leia também:

Leia mais sobre: Ted Kennedy

    Leia tudo sobre: ted kennedy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG