EUA preparam campanha de vacinação em massa contra gripe

Washington, 9 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje às autoridades estaduais e municipais do país que se preparem para um possível aumento de casos de gripe suína no final do ano e para uma futura campanha de vacinação em massa em milhões de pessoas.

EFE |

"O potencial de um surto significativo se aproxima com o outono (no Hemisfério Norte)", alertou Obama, que falou por telefone da Itália, onde participa da cúpula do G8, em uma conferência sobre a doença, convocada nas imediações de Washington.

O presidente disse que seu Governo realiza um planejamento "rigoroso" por conta dessas previsões e solicitou aos responsáveis de saúde de todo o país que "se preparem agora para iniciar um programa de vacinação no outono".

As principais empresas farmacêuticas do mundo trabalham na elaboração de uma vacina contra o vírus da gripe, que se espera que esteja pronta em outubro ou novembro.

"Os cientistas e os analistas de saúde pública preveem que o impacto do vírus provavelmente piorará no outono, quando começa a temporada de gripe comum, ou inclusive antes, quando as escolas começarem a abrir, o que em alguns casos ocorrerá em cinco ou seis semanas", disse a secretária de Saúde, Kathleen Sibelius, em uma declaração. EFE cma/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG