EUA prepara defesa antimíssil para proteger Havaí de ameaça norte-coreana

Washington, 18 jun (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, anunciou hoje que aprovou a ativação de um sistema antimísseis próximo ao estado americano do Havaí para proteger o arquipélago de um possível lançamento norte-coreano.

EFE |

A ordem de Gates ocorre depois de fontes do Ministério da Defesa japonês terem afirmado hoje a um jornal do país que a Coreia do Norte pode fazer um teste de lançamento de um míssil de longo alcance no mês que vem em direção ao Havaí.

O projétil poderia ser lançado entre os próximos dias 4 e 8 e sobrevoaria a província japonesa de Aomori, no norte do país, afirmou o Ministério da Defesa do país asiático.

Gates explicou que a defesa antimísseis também foi ativada no estado americano do Alasca.

O Pentágono observa de perto os movimentos da Coreia do Norte e crê que os EUA estão em uma "boa posição" para se proteger caso isso seja necessário.

O secretário de Defesa não revelou o quão séria é a ameaça de Pyongyang na opinião do Governo americano.

"Temos algumas preocupações", se limitou a dizer Gates.

O próximo dia 4 marca os 13 anos do lançamento do míssil Taepodong-2 pelo regime comunista e coincide com o dia da independência dos EUA, enquanto que 8 de julho é a data de aniversário da morte do ex-líder norte-coreano Kim Il-sung, falecido em 1994.

Para o Japão, a Coreia do Norte lançará no mês que vem outro Taepodong-2 ou um Taepodong-2 melhorado, que teria um alcance de entre quatro mil e 6.500 quilômetros. Sendo assim, o míssil cairia no mar antes de chegar ao Havaí, que está a cerca de sete mil quilômetros da base norte-coreana.

Fontes do Ministério da Defesa japonês também lidam com a possibilidade de que o Governo norte-coreano realize lançamentos simultâneos em várias de suas bases, com o teste de um míssil Rodong, que pode alcançar todo o território japonês, e de outro projétil de médio alcance. EFE cae/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG