EUA podem acelerar a saída de suas tropas do Iraque, diz Robert Gates

BAGDÁ - Os Estados Unidos podem acelerar a saída de suas tropas do Iraque, anunciou nesta quarta-feira o secretário de Defesa americano, Robert Gates, após uma visita surpresa ao país.

Redação com agências internacionais |

"O ritmo da retirada de tropas pode ser acelerado. As condições de segurança estão melhorando no Iraque", declarou Gates à imprensa que viajava com ele do Iraque para a Turquia.

O secretário de Defesa americana falou após uma reunião com o presidente da região autônoma do Curdistão (norte), Massud Barzani. Terça-feira, Gates se reuniu com o primeiro-ministro iraquiano Nuri al Maliki em Bagdá.


Robert Gates (esq.) fez uma visita surpresa ao Iraque / AP

Gates exortou novamente os dirigentes árabes e curdos a revolverem suas divergências para não correr o risco de voltar a afundar o país na violência.

"Ele lembrou a seus anfitriões que sacrificamos muito sangue e dinheiro para permitir que os avanços destes últimos dois anos sejam desperdiçados em divergências políticas", declarou seu porta-voz, Geoff Morrell, após encontro com Barzani.

Ontem, durante sua visita a Bagdá, Gates disse que Washington está disposto a ajudar a resolver as diferenças entre curdos e árabes sobre as fronteiras e a distribuição das riquezas naturais nesta região, principalmente o petróleo.

As relações entre o governo do Curdistão e o Executivo central iraquiano passam por um momento delicado, devido à disputa pela rica região petrolífera de Kirkuk, que a região autônoma reivindica como própria.

Esta é a décima vez que Robert Gates visita o Iraque desde sua entrada no Departamento de Defesa, em 18 de dezembro de 2006. A anterior havia ocorrido em 15 de setembro do ano passado.

* Com AFP e EFE

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG