EUA planejam aumentar força policial afegã

Por David Brunnstrom BRUXELAS (Reuters) - O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, planeja um significativo aumento no tamanho da força policial afegã, afirmou neste sábado o representante para o Afeganistão e para o Paquistão, Richard Holbrooke.

Reuters |

Holbrooke disse que o plano inicial da administração Obama para ajudar a aumentar o número de policiais de 78 mil para 82 mil nos próximos três a quatro anos estava agora sendo visto como inadequado.

"Todo mundo com quem conversamos, sem exceção --afegãos, especialistas em insurgências, o governo, militares norte-americanos-- concorda que não é suficiente", afirmou.

"Então estamos analisando em conjunto com nossos aliados e amigos no governo do Afeganistão um aumento significativo", disse Holbrooke em uma conferência sobre segurança em Bruxelas.

"A polícia não é boa agora. Nós sabemos que eles são um elo fraco na cadeia de segurança", acrescentou. "Nós precisamos aumentar o número, a qualidade e o treinamento."

Holbrooke disse que estimativas divulgadas pelo New York Times de um objetivo de alcançar um total de 400 mil homens entre tropas afegãs e policiais eram "especulativas" e que Obama ainda não finalizou os números.

Os esforços internacionais para treinar as forças policiais afegãs têm sido amplamente considerados ineficientes.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG