EUA: pesquisa revela que eleitores culpam republicanos por crise financeira

A agitação financeira que abalou os mercados na última semana parece ter beneficiado o candidato à presidência Barack Obama, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira, que mostra o democrata à frente de seu adversário republicano, John McCain, com 5 pontos de vantagem.

AFP |

A sondagem da CNN/Opinion Research Corporation também indica que os americanos culpam os republicanos pela atual crise financeira. Ao todo, 47% dos eleitores registrados opinaram que os republicanos eram mais responsáveis pelo estado da economia, contra 24% que acreditam ter dos democratas a maior parcela de culpa pela crise.

Os números revelam que Obama tem 51% das preferências, contra 46% de McCain, e contrastam com a última pesquisa da CNN/Opinion Research, que mostrava os dois candidatos tecnicamente empatados em 48%.

Além disso, mais americanos acreditam agora que Obama gerenciaria a economia melhor que McCain.

Obama ganha terreno entre eleitores sem partido que no passado se identificavam mais com o eleitorado de McCain: homens e idosos.

A pesquisa mostra ainda que uma das principais mensagens da campanha de Obama, de que McCain representa "mais do mesmo", está sendo assimilada pelos eleitores.

Ao todo, 57% dos americanos entrevistados pensa que, se eleito, McCain "provavelmente levará adiante as políticas" do presidente George W. Bush, 3% a mais que na última pesquisa.

A sondagem foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro com 1.020 americanos, 909 eleitores registrados e 697 eleitores em potencial.

ao/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG