Nações Unidas, 26 set (EFE) - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, anunciou hoje a intenção dos Estados Unidos de propor ao Conselho de Segurança da ONU que condene as ameaças do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, contra Israel.

"Os EUA solicitarão ao Conselho de Segurança que se reúna de novo para abordar o pedido de um membro da ONU à destruição de outro membro de uma maneira que não se pode permitir", disse Rice em reunião do principal órgão da entidade sobre o Oriente Médio.

A chefe da diplomacia americana disse que não acredita que a maioria do povo iraniano suporte a afirmação do presidente sobre que Israel "deve ser riscado do mapa".

"Isto é algo inaceitável", destacou Rice.

"Quando este Conselho decidir o que deve abordar como uma ameaça à segurança e a paz internacional, para mim isso deve estar no alto da agenda", ressaltou.

A condenação de Rice se soma à já expressada pelo Governo de Israel depois do discurso do presidente iraniano na terça-feira passada na Assembléia Geral da ONU.

Ahmadinejad disse então que o "regime sionista entra em colapso e não tem forma de sair da lama criada por si mesmo e seus partidários". EFE jju/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.