Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

EUA pedem reunião extraordinária de ministros da Otan sobre a Geórgia

Bruxelas, 13 ago (EFE).- Os Estados Unidos solicitaram hoje uma reunião extraordinária dos ministros de Exteriores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na próxima semana para analisar a crise na Geórgia, uma proposta que os aliados estão estudando.

EFE |

"A decisão ainda não foi formalizada, mas é muito provável que o encontro aconteça no início da próxima semana", disse à Agência Efe a porta-voz adjunta da Otan, Carmen Romero.

Segundo esta fonte, a Aliança poderia tomar a decisão ainda hoje.

Na terça-feira, os aliados reuniram em Bruxelas seus embaixadores, que condenaram o "uso excessivo da força" por parte da Rússia e pediram a Moscou respeito à "soberania da Geórgia e a sua integridade territorial".

Além disso, algumas delegações disseram que as relações da Otan com a Rússia não podem continuar como até agora.

Moscou tinha solicitado a realização ontem de um encontro com os países da Aliança Atlântica para dar sua versão do conflito da região separatista georgiana da Ossétia do Sul, uma reunião que finalmente não aconteceu, depois de os EUA pedirem mais tempo para prepará-la.

Houve, no entanto, uma reunião dos aliados com uma delegação do Governo da Geórgia, que lhes pediu uma presença "mais ativa" em seu território, assim como assistência militar para reconstruir as infra-estruturas destruídas pelos ataques russos. EFE mvs/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG