EUA pedem que Israel investigue violações de normas em Gaza

Nações Unidas, 29 jan (EFE).- A embaixadora dos Estados Unidos perante a ONU, Susan Rice, pediu hoje a Israel que investigue as acusações de que seu Exército teria violado o direito humanitário internacional durante a ofensiva em Gaza.

EFE |

Rice pediu a investigação em reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU, que objetivava analisar como assegurar um maior respeito ao direito humanitário internacional nos conflito armados e evitar que a população civil seja alvo dos combatentes.

"Esperamos que Israel cumpra suas obrigações internacionais e também pedimos a todos os membros da comunidade internacional que evitem politizar um assunto de tanta importância", disse a diplomata em seu discurso.

A nova representante americano perante a ONU assegurou que o Hamas violou o direito internacional ao bombardear com foguetes povoações israelenses e ao utilizar instalações civis para, de lá, lançar "seus ataques terroristas".

Ao mesmo tempo, advertiu que algumas das acusações feitas contra o Governo israelense "foram deliberadamente moldadas para exacerbar as tensões".

Em seu primeiro discurso após assumir o cargo, Rice também lembrou que a ONU é "indispensável" para que se alcance as metas a longo prazo do presidente Barack Obama, em matéria de paz e segurança. EFE jju/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG