EUA pedem que Cuba liberte presos políticos

Washington, 18 mar (EFE).- O Governo dos Estados Unidos pediu hoje que o regime cubano liberte imediatamente todos os presos políticos e que tome medidas para melhorar a situação dos direitos humanos na ilha, por ocasião dos seis anos da Primavera Negra.

EFE |

O porta-voz adjunto do Departamento de Estado americano, Robert Wood, fez esta chamada a Cuba quando se completam seis anos da campanha repressiva de março de 2003 contra os ativistas políticos e de direitos humanos na ilha.

Entre 18 e 20 de março daquele ano, as autoridades cubanas detiveram dezenas de opositores ao regime, submeteram 75 deles a julgamentos sumários e os condenaram rapidamente a penas de entre 14 e 28 anos de prisão.

Os detidos foram acusados de conspirar para os EUA, atentar contra a independência do Estado e prejudicar os princípios da revolução, apenas por ter defendido "reformas políticas, sociais e econômicas em Cuba", disse Wood.

Dos 75 detidos, 55 permanecem presos, muitos deles sob condições severas, segundo o Departamento de Estado.

Por isso, o porta-voz adjunto aproveitou a ocasião para reiterar sua chamada a Cuba para que "liberte imediatamente estes e outros presos políticos detidos em prisões cubanas, e tome medidas para melhorar as condições de direitos humanos" no país.

A chamada do Departamento de Estado ocorre uma semana depois de os Estados Unidos flexibilizarem as disposições para as viagens a Cuba.

Uma medida incluída em uma lei orçamentária permite que os cubanos americanos possam viajar uma vez por ano à ilha, em vez de uma a cada três como ocorria até então, e poderiam permanecer por tempo indefinido, em vez das duas semanas autorizadas anteriormente, entre outros.

Durante a campanha eleitoral, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tinha se declarado favorável a um relaxamento das restrições aos envios de remessas e aos contatos familiares em relação a Cuba. EFE cae/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG