EUA pedem paciência com novas medidas de segurança nos aeroportos

Washington, 14 jan (EFE).- A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Janet Napolitano, pediu que as pessoas tenham paciência com as novas medidas de controle nos aeroportos após o frustrado atentado mês passado em Detroit.

EFE |

Em nota, a secretária pediu que todos permaneçam "atentos" diante da "contínua ameaça" da organização terrorista Al Qaeda.

O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab foi acusado formalmente de tentar destruir o voo da Northwest Airlines, que tinha quase 300 pessoas a bordo quando se preparava para pousar em Detroit depois de decolar de Amsterdã em 25 de dezembro.

As novas medidas incluem mais buscas aleatórias, o uso de agentes à paisana em algumas rotas e a inclusão de outros nomes nas listas de vigilância de supostos terroristas.

"Como resultado destas e outras medidas que iniciamos desde o Natal, os passageiros devem tirar mais tempo para os voos, especialmente se forem dos EUA para o exterior", aconselhou Napolitano.

"Enfrentamos um inimigo decidido. Apreciamos a paciência de todos os americanos e visitantes, a cooperação de nossos parceiros internacionais e o compromisso da indústria das companhias aéreas", completou.

A secretária de Segurança Nacional assegurou que os EUA continuarão modernizando e adaptando as medidas de segurança aérea para que os voos sejam "seguros e eficientes".

"Como sempre, continuamos pedindo a todos os americanos que denunciem qualquer conduta suspeita às autoridades policiais locais", explicou Napolitano. EFE.

mp/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG