pistoleiros que detenham violência - Mundo - iG" /

EUA pedem ao Governo do Zimbábue e seus pistoleiros que detenham violência

Washington, 22 jun (EFE).- A Casa Branca cobrou hoje do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e dos pistoleiros do Governo que parem com a violência no país, que fez Morgan Tsvangirai, principal adversário do chefe de Estado, a desistir do segundo turno das eleições presidenciais.

EFE |

"O Governo do Zimbábue e seus pistoleiros devem deter a violência atual", disse Carlton Carroll, porta-voz da Presidência americana, em um comunicado.

"Todas as partes deveriam poder participar de uma eleição legítima e não ficar submissas à intimidação e às ações ilegais do Governo, das milícias armadas e dos assim chamados veteranos de guerra", afirmou Carroll.

Na quinta-feira, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu ao Conselho de Segurança (CS) da ONU a que pressione o Governo do Zimbábue para que o segundo turno das eleições presidenciais seja "livre e justo".

Tsvangirai anunciou hoje que não disputará o pleito do próximo dia 27, apesar de ter ganho o primeiro turno.

Segundo relatório da organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch, mais de 50 seguidores do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês) foram assassinados por grupos vinculados ao Governo.

Mugabe negou qualquer responsabilidade na onda de violência. EFE cma/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG